A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one. (George R. R. Martin)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Queda dos Gigantes (Trilogia: O Século Livro 1)


No mesmo dia em que o rei Jorge V foi coroado na Abadia de Westminster, em Londres, Billy Williams desceu ao poço em Aberowen, no Sul de Gales.
(…)
Hewitt Seboso estava de tacha arreganhada. — Não tiveste medo, Billy, lá sozinho no escuro?
Ponderou uma resposta. Estavam todos de olhos cravados nele, à espera de ouvir o que teria a dizer. Os sorrisos matreiros tinham-se desvanecido, e os homens pareciam agora ligeiramente envergonhados. Decidiu dizer a verdade.
— Tive medo, mas não estive sozinho.
Hewitt ficou desorientado. — Não estiveste sozinho?
— Não, é claro que não — reiterou Billy. — Jesus esteve sempre comigo.
Hewitt soltou uma sonora gargalhada, mas foi o único. O seu riso grosseiro ecoou no silêncio e deteve-se abruptamente.
A quietude prolongou-se por alguns instantes até ser interrompida por um ruído metálico e um solavanco. A gaiola começara a subir. Harry voltou-lhe costas.
Depois disto, passaram a chamar-lhe Billy-com-Jesus.


Chegada a última página este livro deixou-me com uma mistura de sentimentos.
Se por um lado não o conseguia largar, e estava sempre curiosa com o que iria acontecer aos mais variados personagens, por outro o tempo livre não era muito.

Com uma narrativa incrível, quer a nível do enredo e cruzamento de personagens de diferentes nacionalidades, desiludiu-me um pouco no final, em que há um salto de três anos e parece que o destino de alguns personagens chave foi contado à pressa. Claro que é apenas o primeiro livro de uma trilogia, mas, depois de todas as emoções da I Guerra Mundial, estava à espera de outro desfecho. Acho que foi o que lhe fez "perder" as 5 estrelas...

O facto de ser um livro com mais de 900 páginas pode, no entanto, ser um factor desencorajador para muitos leitores. Eu aconselho-o! Depois de começarmos a ler, o número de páginas é apenas um pormenor ao qual não ligamos muito. O único problema de ser um "calhau" era transportá-lo na mala para aproveitar todas as oportunidades para devorar mais um bocadinho. 

2 comentários:

  1. Olá Cristina, já somos amigos no Goodreads há algum tempo e ainda não conhecia o teu cantinho... agora passarei a visitá-lo mais vezes, já reparei que temos muitos livros em comum.
    Este foi um dos livros que adiei do ano passado, e este ano quero ver se lhes pego, aproveitando também para ler a série completa. as previsões, são para que o último livro deva sair lá para Setembro ou Outubro.
    Gostei bastante da Tua opinião.
    De Follett li apenas "Os Pilares da Terra" e gostei bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno!
      Este meu cantinho ainda é um bebé recém-nascido e confesso que não tenho tido muito tempo para o conseguir manter atualizado. Espero que este ano novo me traga um bocadinho mais de tempo para dedicar a este espaço e não só ficar-me pelo Goodreads :)
      Confesso que quando peguei neste livro o seu tamanho assustou-me um bocado. Do mesmo autor só tinha lido Os Pilares da Terra (que gostei muito) e essa obra está dividida em dois volumes... Mas logo nas primeiras páginas fiquei rendida a este início de século XX, no auge da I Guerra Mundial e apaixonei-me por estas famílias todas tão diferentes mas de certo modo todas ligadas por um ou outro pormenor (o que num livro tão complexo eu achei brilhante).
      Já tenho em "lista de espera" o segundo volume destas trilogia (ligeiramente mais pequeno) mas estou a guardá-lo lá mais para meio do ano, para depois não ficar muito tempo à espera do final.
      Apesar de gostar muito de romances históricos, tenho curiosidade também nos policiais de Ken Follett. Acho que vai ser este ano que vou experimentar ;)

      Eliminar