A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one. (George R. R. Martin)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O Oceano no Fim do Caminho


Já lá tinha estado, não já, há muito tempo? Tinha a certeza de que sim. As memórias de infância acabam por vezes cobertas e obscurecidas pelas coisas que vêm depois, como brinquedos de criança esquecidos no fundo de um roupeiro de adulto pejado de roupa, mas nunca se perdem para sempre.
(…)
A Velha Sra. Hampstock encolheu ao ombros. - O que recordaste? Provavelmente. Mais ou menos. Cada pessoa recorda as coisas à sua maneira, e não consegues juntar duas pessoas que se lembrem de algo da mesma forma, quer tenham ou não estado lá. Podem estar as duas sentadas lado a lado, e estar a continentes de distância, pois os significados podem ser muitos.

Depois de tantas boas críticas e opiniões decidi mergulhar no universo Neil Gaiman com este livro. 

Com algumas expectativas, dada a popularidade do livro, parti para uma leitura que pensei ser rápida e descontraída, mas ao fim das primeiras páginas percebi que ia arrastar o livro durante algum tempo e foi um daqueles livros que me obriguei a ler até ao fim (apenas porque é um livro pequeno). Primeira desilusão :(

Depois o universo fantástico de Gaiman não me cativou propriamente. É um livro metafórico carregado de simbolismo e tiro, de facto, o chapéu ao autor pela excelente capacidade criativa. Apesar de tudo, dava por mim a contar as páginas que faltavam para terminar aquele capítulo ou mesmo o livro...

Olhando em perspectiva para todo o enredo, talvez o momento não tenha sido o mais indicado para este livro. Sei que noutras circunstâncias o teria adorado. Uma história infantil para adultos que nos põe a pensar...

10 comentários:

  1. Percebo o que queres dizer, tem um argumento que foge muito à realidade, diria que surreal. Eu gostei do livro a ponto de dar 4 estrelas mas não é um estilo que me cative totalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensei que fosse gostar mais, daí a desilusão. Mas penso que o maior problema foi não ser o livro adequado a este momento... Talvez um dia dê nova oportunidade ao autor, mas por agora fica "riscado" da minha lista ;)

      Eliminar
  2. Viva,

    Por acaso tenho curiosidade em ler esse livro que muita gente tem elogiado, mas agora fiquei de pé atrás...seja como for não prioritário e estou a ver se consigo ficar de greve de compra de livros por uns tempos lol e o teu comentário ajuda :D

    Apenas li um livro do escritor e gosei bastante ;)

    Bjs e boas leituras, pelo menos que sejam melhores que esta :P

    ResponderEliminar
  3. Fiacha se quiseres posso emprestar-te. O livro não é muito grande, de certeza que lês rápido ;)

    O senhor escreve muito bem, disso não tenho duvidas. O problema foi mesmo o desenrolar da estória que não me cativou muito...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Obrigado pelo emprestimo, fica registado pois para já tenho muita coisa que quero ler e tem em certa medida prioridade, mas obrigado ;)

      Bjs

      Eliminar
  4. Tenho-o na minha wishlist, mas a verdade é que não sei nada sobre ele.
    Gostei de ler a opinião!
    Beijinhos!
    *Mistery

    R: Olá!
    "Rouba" à vontade, vou adorar ler as tuas respostas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sabia muito, apesar de estar curiosa por causa de todas as opiniões que tinha lido. É sem dúvida uma boa leitura, apesar de não ter gostado assim tanto quanto outras pessoas ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tenho muita curiosidade em relação a este autor! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A escrita é boa, mas o livro em sim não me convenceu :( foi pena

      Eliminar
  6. Ainda tenho de escrever a minha review deste livro, mas fiquei um pouco como tu. Não delirei e fiquei sem perceber muito bem o porqu~e do endeusamento deste livro, mas houve algumas coisas de que gostei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar